
ROTEIRO TURÍSTICO PARA ROMA
* Como visitar Roma:
Para fazer um bom passeio turístico por Roma é necessário conhecer primeiro como está divido o Centro antigo da cidade.
O ponto turístico central de Roma é o Campidoglio, cume sul do Monte Capitolino. No Campidoglio ficavam três templos romanos, Júpter Optimus Maximus, protetor de Roma; O templo de Minerva, deusa da sabedoria e da guerra e templo de Juno Moneta, deusa guardiã.
Abaixo do Campidoglio está situado o Fórum Romano, antigo centro social, comercial e político de Roma, bem como o Fórum Imperial e o Coliseu, que era o principal “point” de lazer dos romanos, onde eram realizados aqueles combates sangrentos e cruéis entre gladiadores e animais.
Estima-se que os gladiadores assassinaram na arena do Coliseu, cerca de 9.000 animais. A energia deste lugar deve ser pesada. Próximo ao Fórum Romano está o Monte Palatino, local onde os historiadores acreditam que Rômulo fundou Roma no século 8 a.C.
*A HISTÓRIA DE ROMA
Segundo a lenda, Rômulo e Remo foram criados no Palatino por uma loba. Após matar Remo, Rômulo fundou uma aldeia que se tornou Roma.
No monte Palatino, arqueólogos encontraram vestígios de cabanas de barro, datadas do século 8 a.C., confirmando que a lenda tem algumas informações verídicas sobre a fundação de Roma..
* ESTE É O PALATINO

Foto: Reprodução
Como chegar aos pontos turísticos de Roma:
O percurso pode ser feito “a pé” ao Capitolino, partindo da Piazza Venezia, ponto central das linhas de ônibus. O Palatino, o Fórum Romano e o coliseu estão situados próximo ao Metrô Colosseo.
Os ônibus 87 e 186 ligam a Piazza Venezia e o Coliseu ao Corso Renascimento, localizados no Centro Histórico.
*O MONTE CAPITOLINO
O Campidoglio foi uma cidadela de Roma, projetada por Michelangelo no século 16. Neste local estão situados o Palazzo Nuovo e o Palazzo dei Conservatori que abrigam os Museus Captolinos com um acervo composto por pinturas e esculturas.
Atrás destes museus está o rochedo Rupe Tarpea, onde é possível ter uma vista para o Fórum Romano.

Foto: www.romaincamper.it
*O MONUMENTO A VITTORIO EMANUELE
O Monumento a Vittorio Emanuele é muito interessante para ser visitado. Este monumento foi projetado em homenagem ao primeiro rei da Itália unificada. Sua construção iniciou-se em 1885 e a inauguração ocorreu em 1911. É imenso, lindo e incrível!

Foto: Reprodução
* FÓRUM TRAJANO E MERCADOS
Esta é a Via Biberática, principal rua dos Mercados de Trajano.
Endereço: Via dei Fori Imperiali
O Fórum Trajano foi construído em 107 d.C. para comemorar a conquista da Dácia, atual Romênia. O Fórum tem uma ampla área com colunas e uma estátua do imperador montado a cavalo.
Neste local tem uma basílica e duas bibliotecas. O principal destaque é a Coluna Trajano com 50 metros de altura, onde estão esculpidas cenas da invasão a Dácia.
Os mercados situados atrás do Fórum, supõem-se que foram criados por Apollodorus de Damasco. Na Roma antiga, estes mercados eram similares aos shopping centers atuais.
Encontram-se no local aproximadamente 150 lojas que vendiam especiarias orientais, frutas, flores, entre outros produtos.
* FÓRUM DE AUGUSTO
Endereço: Piazza del Grillo
O Fórum de Augusto foi construído para celebrar a vitoria de Augusto em 41 a.C. sobre Cássio e Bruto, assassinos de Júlio César. Por este motivo, o templo localizado em seu centro, com degraus e quatro colunas coríntias, foi dedicado a Marte, o deus vingador.
O TEMPLO DE MARTE O VINGADOR

Foto: Reprodução
* FÓRUM DE CÉSAR
Endereço: Via del Cárcere Tulliano.
O Fórum de César foi o primeiro Fórum Imperial de Roma, construído por Júlio César. A mais importante atração do fórum era o templo dedicado a Vênus Genttrix (Vênus a Mãe) de 46 a.C., pois César se considerava descendente da deusa. O templo tinha estátuas de César, Cleópatra e Vênus.
Hoje somente existe uma plataforma e três colunas coríntias. No início da criação do fórum, o local tinha uma fileira de lojas que se incendiaram em 80 a.C..
Estas lojas foram reconstruídas por Domiciano e Trajano que construíram novas lojas, um lavatório público com aquecimento e a Basílica de Argentaria, que se tornou uma casa financeira.
*FÓRUM ROMANO

Foto: Reprodução
O Fórum Romano no início da República tinha barracas que vendiam alimentos e prostíbulos próximos aos templos e ao Senado. Em meados do século 2 a.C. estas instalações foram substituídas por cortes de Justiça e centros comerciais com a finalidade de tornar o local organizado e sóbrio.
No Fórum Romano encontram-se locais muito interessantes como:
* A Casa das Vestais: templo onde viviam as sacerdotisas que vigiavam o Fogo Sagrado do Templo de Vesta.
* O Templo das Antoninas e Faustina: hoje está anexado à Igreja de San Lorenzo de Miranda.
* A Cúria: antigo Senado Romano.
* A Basílica Júlia: esta basílica recebeu o nome de Júlia em homenagem a Júlio César. A construção começou em 54 a.C. Era a sede da corte dos magistrados civis.
A CASA DAS VESTAIS

Foto: Reprodução
* TEMPLO DE CASTOR E PÓLUX
Endereço: Fórum Romano
O Templo de Castor e Pólux foi construído em homenagem aos irmãos gêmeos de Helena de Tróia, que lutaram na Batalha do Lago Regillus em 499 a.C. para ajudar os romanos a vencer os etruscos.
Este templo existe desde 5 a.C., mas as colunas datam do ano 6 d.C., quando o templo foi reconstruído.
* TEMPLO DE RÔMULO
Endereço: Fórum Romano
O Templo de Rômulo faz parte da igreja Santi Cosma e Damiano, que fica localizada atrás deste local.
* BASÍLICA DE CONSTANTINO E MAXÊMIO
Endereço: Fórum Romano
A Basílica de Constantino e Maxênio era usada para assuntos relacionados a justiça e negócios. Embora a Basílica seja a maior construção do Fórum Romano, sobraram apenas as três abóbadas.
* ARCO DE TITO
Endereço: Fórum Romano
O Arco de Tito foi construído pelo imperador Domiciano em 81 d.C. com a finalidade de comemorar o saque a Jerusalém feito pelo seu pai, Vespasiano e seu irmão Tito.
* MUSEU ANTIQUARIUM FORENCE
Endereço: Fórum Romano
O Museu Antiquarium Forence possui um acervo composto por artefatos encontrados no Fórum Romano, como urnas funerárias da Idade do Ferro, entre outros importantes artefatos arqueológicos.
* TEMPLO DE VÊNUS E ROMA
Endereço: Fórum Romano
O Templo de Vênus e Roma foi construído por Adriano em 135 d.C.
* COLISEU (COLOSSEO)
Endereço: Piazza del Colosseo
Ônibus: 75, 81, 85, 87, 117, 175, 673, 810.
Metrô: Colosseo
O Coliseu com sua fachada dórica, jônica e coríntia serviu de inspiração para muitos arquitetos renascentistas.
Alguns chegaram a retirar parte da construção, levando principalmente o mármore travertino para construir palácios e parte da Basílica de São Pedro.
O Coliseu é o maior anfiteatro de Roma, construído por ordem do Imperador Vespasiano em 72 d.C. Vespasiano ordenou que o Coliseu fosse erguido no local onde estava instalado o palácio de Nero, com o intuito de mostrar que não era um tirano como o imperador anterior.
No Coliseu, os imperadores e romanos ricos assistiam as lutas entre gladiadores e combates também com animais.
Estima-se que nos combates inaugurais em 80 d.C., mais de 9.000 animais foram assassinados.
O Coliseu foi projetado com capacidade para receber 55 mil pessoas, sendo que na Roma antiga, os membros da sociedade se sentavam nos locais de acordo com a posição social.
O COLISEU (COLOSSEO)
Eu em frente ao Coliseu. Olha só que interessante! Na Itália, quando os italianos casam, eles fazem algumas fotos nos pontos turísticos da cidade onde moram para colocar no álbum de casamento.
* O PALATINO
O Palatino foi a residência dos imperadores e aristocratas da Roma Antiga. Possui muitas ruínas como a casa de Augusto e os Domos Flávia e Domus Augustana, que eram as alas públicas e privadas do palácio construído por Domiciano.
A casa de Augusto era a parte pública da residência do imperador, enquanto que a Domus Augustana era o domicílio particular imperial.

Foto: Reprodução
* PIAZZA NAVONA

Foto: Reprodução
A Piazza Navona, conhecida como Centro Storico e construída em estilo barroco, está situada no antigo estádio romano, o Pantheon, usado como templo desde 27 d.C.
O Teatro de Marcello, no Gueto, foi transformado em luxuosos apartamentos. O auge da Piazza Navona teve início no século 15, quando o papado retornou a Roma.
Nos períodos do Renascimento e o Barroco, papas, príncipes e cardeais viviam neste local, bem como os artistas e artesãos que eram contratados para construir fontes, igrejas e palácios.
Hoje, na Piazza Navona existem excelentes cafés, restaurantes e sorveterias. É parada turística obrigatória. É muito divertida!
Projetada segundo um modelo de estádio do século 1 d.C. a pedido de Domiciano, a Piazza Navona foi local para diversas competições de atletismo, corridas de bigas e outras modalidades de esportes.
Existem vestígios do estádio abaixo da igreja de Saint`Agnese in Agone. A praça passou a ter a aparência atual no século 17, quando o papa Incêncio X, que morava no local com a família, em um palazzo, encomendou uma nova igreja, fonte e palácio.
A nova fonte é a Fontana dei Quatro Fiumi, criada por Bernini, com estátuas sentadas nas rochas e logo abaixo tem um obelisco representando os quatro grandes rios do mundo daquele tempo, o Nilo, o Prata, o Ganges e o Danúbio.
O mouro da Fontana del Mouro é criação também de Bernini. A estátua do mouro, que encontra-se atualmente na fonte, é uma cópia da original.
* COMO VISITAR A PIAZZA NAVONA
Na Piazza Navona é possível encontrar os seguintes pontos turísticos:
* IGREJA SANTA MARIA DELLA PACE
Endereço: Vicolo del Arco della Pace 5.
Ônibus: 46, 62,64,60, 70, 812, 87, 116, 492, 628.
Esta igreja tem estilo renascentista com afrescos de Quatro Sibillas e uma átrio de Bramante. O Pórtico Barroco foi idealizado por Pietro de Cortona.
* CHIESA NUOVA
Endereço: Piazza della Chiesa Nuova.
Ônibus: 40, 46, 62, 64.
Esta igreja foi construída em 1575 com a finalidade de abrigar a Ordem de São Felipe Néri.
* PALAZZO MADAMA
O Palazzo Madama, sede do Senado italiano foi construído no século 16 pelos Medici.
* PALAZZO PAMPHILI
O Palazzo Pamphili foi construído pelo papa Inocêncio X em meados do século 17 e hoje é o local onde está situada a Embaixada do Brasil.
* CAMPO DE`FIORI
Como chegar:
Metrô: linhas para Corso vittorio e Emanuele II.
Ônibus: 116
O Campo de`Fiori na Roma medieval e renascentista era uma área muito frequentada por ter um mercado, e muitos nobres e cardeais visitavam o local para passear e fazer compras.
Foi em Campo de`Fiori que Caravaggio matou seu adversário após perder uma partida de tênis e também foi palco de outro crime, cometido pelo ourives Cellini que assassinou um concorrente.
Com se não bastasse tantos crimes ocorridos no local, Campo de`Fiori era usada para execuções. Nesta praça existe uma estátua de Giordano Bruno, assassinado por heresia em 1600.
Giordano Bruno foi condenado a queimar na fogueira em praça pública por ter afirmado que a Terra girava em torno do sol. Campo de`Fiori deve ter uma energia pesadíssima. Tadinho de Giordano!
CAMPO D`E FIORI

Foto: Reprodução
PANTHEON
O Pantheon, situado na Piazza della Rotonda, conhecido como o Templo de todos os deuses, é o centro financeiro e político de Roma. Nas ruas que cercam o Pantheon encontram-se os escritórios do governo, o parlamento, a bolsa de valores, bem como cafés e restaurantes.
O primeiro templo foi construído por Agripa entre 27 e 25 a.C. A atual estrutura foi construída e projetada pelo imperador Adriano em 118 d.C. N século 17, os cristãos acreditavam que o Pantheon era povoado por demônios.
Então, o templo foi transformado em uma igreja. Hoje, o local possui túmulos de personalidades ilustres como Rafael e um surpreendente sarcófago de mármore, onde estão sepultados os reis italianos.
O PANTHEON

Foto: Reprodução
* GESÚ
Endereço: Piazza del Gesú.
Ônibus: 46, 62, 6470,81, 87, 186, 492, 628.
Gesú foi a primeira igreja jesuíta de Roma construída em 1568 e 1584.
*IGREJA SANT`IGNAZIO DE LOYOLA
Endereço: Piazza di Sant`Ignazio.
Ônibus: 117, 119, 492.
A Igreja de Sant`Ignazio de Loyola foi construída pelo papa Gregório XV em 1626, em homenagem a Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. A Igreja possui um belíssimo teto ilusionista pintado por Andrea Pazzo em 1685.
* PALAZZO DORIA PAMPHILI
Endereço: Piazza del Collegio Romano 2.
Ônibus: 64, 70, 81, 85, 117, 119, 492.
O Palazzo Doria Pamphili está localizado no centro de Roma. Estima-se que foi construído em 1435. Quando a família Pampili assumiu o palácio em 1647, foi construída uma capela e um teatro.
Hoje, o acervo dos Pampili é composto por 400 quadros, pintados entre os séculos 15 e 18, bem como o retrato do papa Inocêncio de Velásquez e obras de Ticiano, Claude Lorrain e Caravaggio.
* SANTA MARIA SOPRA MINERVA
Endereço: Piazza della Minerva 42.
Ônibus: 116 e outras linhas.
A igreja Santa Maria sopra Minerva é uma construção gótica do século 13, construída sobre as ruínas do Templo de Minerva.
Serviu como uma fortaleza dos dominicanos, local de origem dos mais sádicos inquisidores da Igreja Católica. Galileu Galilei foi julgado no mosteiro anexo. A igreja tem um acervo composto por telas e esculturas do século 13.
Na Capela Aldobrandini estão os túmulos dos papas Leão X e seu primo Clemente VII, que eram membros da família Medici, bem como as sepulturas de Santa Catarina e do Frei dominicano e o pintor Fra Angélico. Próximo aos degraus do coro está o Cristo Ressuscitado de Michelangelo.
* SANTA MARIA SOPRA MINERVA

Foto: Reprodução
NORDESTE DE ROMA
O Nordeste de Roma abrange as ruas comerciais ao redor da Piazza di Spagna até o monte Esquilino, onde estão situadas diversas igrejas antigas.
A área da Piazza Spagna e da Piazza dell Popolo se desenvolveu no século 16, devido a construção de uma estrada que chagava até o Vaticano, com o objetivo de atender a grande quantidade de peregrinos que visitavam o local.
Neste mesmo período, o monte Quirinale passou a abrigar o palácio papal. Em 1870, Roma tornou-se a capital da Itália e a via Veneto transformou-se em uma elegante área residencial, enquanto que no Esquilino foram construídos apartamentos para funcionários públicos.
* COMO CHEGAR:
As estações Repubblica, Barberini e Spagna (linha A) percorrem as áreas entre Termini e Piazza del Popolo. O ônibus 16 liga Termini a Santa Maria Maggiore, passando pela via Merulana.
PIAZZA DI SPAGNA

Foto: Relais Pierret
A Piazza Spagna é um dos locais mais visitados de Roma tendo diversos cafés e lojas elegantes na Via Condotti. Um lugar interessante é o Antico Caffé Greco que existe desde o século 18, tendo sido frequentado por músicos e escritores como Byron, Keats, Goethe e Wagner.
Antes que algum vegano me pergunte, o que uma vegana como eu vai fazer no Antigo Caffè Greco, vou logo informando… Vou tomar um café. rsrsrsr
Vi o site e achei lindo o local. Quando eu retornar a Roma vou lá no Antico Caffé Greco, tomar um café. rsrsrsr

Foto: Reprodução
* PIAZZA DI SPAGNA E SCALINATA DI SPAGNA
A Piazza di Spagna recebeu este nome devido ao Palazzo Spagna, construído no século 17 para ser a sede da Embaixada da Espanha na Santa Sé. Esta praça é conhecida por abrigar estrangeiros e exilados, bem como nos séculos 18 e 19 era uma área hoteleira.
A Scalinnata di Spagna (Escadaria de Espanha) foi construída por volta de 1720 para unir a Piazza di Spagna à Igreja Trinità dei Monti. A Fontana della Barcaccia, situada na calçada aos pés da escadaria foi criada por Pietro Bernini.

Foto: Reprodução
* SANTA MARIA DEL POPOLO
Endereço: Piazza del Popolo, 12.
Metrô: Flaminio
Ônibus: 95, 117, 119, 490, 495, 926.
A Santa Maria del Popolo é uma igreja renascentista, construída a pedido do papa Sito IV della Rovere em 1472.
* PALAZZO BARBERINI
Endereço: Via delle Quatro Fontani.
Metrô: Barberini
Ônibus: 52, 53, 61, 62, 63, 80, 95, 116, 175, 492, 590.
Em 1623, quando Maffei Barberini tornou-se papa Urbano VIII, o pontífice encomendou a construção do palácio para sua família. O local possui o Gran Solon com um teto ilusionista com afrescos pintados por Piettro da Cortona em 1633-9. O Palazzo abriga a Galleria Nazzionale d`Arte Antica.
* MUSEO NAZIONALE ROMANO
Endereço: Palazzo Massimo, Largo di Villa Paretti 1.
Metrô: República
Ônibus: linhas Termini.
Fundado em 1889, o Museo Nazionale Romano possui um acervo composto por antiguidades encontradas em Roma desde 1870.
* SANTA MARIA MAGGIORE
Endereço: Piazza di Santa Maria Maggiore.
Ônibus: 16, 70, 71, 714.
A Santa Maria Maggiore possui diversos estilos arquitetônicos, desde o cristão primitivo ao barroco. Além disso, possui belíssimos mosaicos.
Estima-se que foi fundada em 420 d.C. A construção tem três naves com colunas decoradas por mosaicos do século 5 .
O piso de mármore e a torre do sino, o arco e a galeria são medievais. O teto formado por caixotões é renascentista, enquanto que as capelas, fachadas e os domos são barrocos.

Foto: Reprodução
A FAMOSA E LINDA FONTANA DI TREVI

Foto: Reprodução
Endereço: Piazza di Trevi.
Ônibus: 116 e outras linhas.
A Fontana di Trevi é a maior e mais encantadora fonte de Roma, idealizada por Nicola Salvi em 1762. No centro da fonte está Netuno com um cavalo marinho rebelde e outro animal mais calmo, simbolizando que este deus tem o poder de controlar as diferentes condições do mar.
O local onde está situada a Fontana di Trevi era o final do aqueduto Aqua Virgo, construído em 19 a.C por Agripa, genro de Augusto, com a finalidade de canalizar água para as termas romanas.
No primeiro andar da Fontana di Trevi, existe um relevo de uma mulher chamada Trívia, que possivelmente o nome a fonte, Trevi, foi dado em sua homenagem, por ter mostrado aos soldados sedentos, a nascente situada a 22km de Roma.
Segundo a lenda, se o visitante estrangeiro jogar uma moeda na fonte, ele retorna a Roma. Fiz isto e voltei para Itália duas vezes. KKKKKKK Na segunda vez, joguei novamente uma moeda na Fontana para garantir o meu retorno uma terceira vez . rsrsr Sempre que for a Itália vou jogar uma moedinha lá. KKKKKKKK
O VATICANO

Foto: Reprodução
O Vaticano é o menor Estado do mundo com 430 mil metros quadrados, cercado por muralhas. O local onde São Pedro foi queimado em 64 a.C., hoje é residência do papa. Os palácios papais próximos a Basílica de São Pedro acomodam os Museus do Vaticano e a Capela Sistina.
Em 1929, o Vaticano tornou-se um Estado soberano, sendo governado pelo papa que é o único monarca absoluto da Europa.
No Vaticano, a “população” é formada por aproximadamente 500 pessoas, que são os religiosos e os funcionários.
Além disso, a cidade possui seu próprio banco, moeda, correio, rádio, sistema judiciário, lojas e um jornal, chamado L`Osservatore Romano.
* CASTEL SANT’ANGELO

Foto: Reprodução
Endereço: Lungotevere Castello.
Ônibus: 23, 34, 280.
O Castelo Sant`Angelo recebeu este nome por causa de uma visão que o papa Gregório, O Grande, teve quando viu o arcanjo Miguel, no século 6,, em uma procissão feita pelo pontífice, com a finalidade de rezar pelo fim da peste em Roma.
O castelo foi construído em 139 d.C. para servir como mausoléu do imperador Adriano. Além disso, foi cidadela medieval, prisão e refúgio dos papas durante os períodos de crise política.
Existe um corredor que liga o castelo ao Palácio do Vaticano para se for necessário, facilitar a fuga dos papas. O local abriga um museu destinado a mostrar a história do Castelo Sant`Angelo.

Eu neste cantinho lindo, bem próximo ao Castelo Sant`Angelo. Parece cenário de filme. Encantador!
* BASÍLICA DE SÃO PEDRO
A Basílica de São Pedro possui obras de arte provenientes da basílica original, construída por Constantino no século 4. .
Além disso, o templo conta com elementos arquitetônicos projetados por renomados artistas como Bernini, que construiu o Baldaquino, localizado abaixo do domo de Michelangelo.
Outra obra do artista é a Cátedra na abside, composta com quatro santos segurando um trono, onde estão os supostos fragmentos da cadeira em que São Pedro fez o primeiro sermão.
* BASÍLICA DE SÃO PEDRO

Foto: Reprodução
* MUSEUS DO VATICANO
Os Museus do Vaticano estão instalados em palácios construídos para os papas do Renascimento como Sisto IV, Inocêncio VIII e João II. A Capela Sistina e as salas de Rafael são considerados um dos acervos de arte mais importantes do mundo.
A maioria dos acervos destes museus, foram encontrados no século 19. Contém artefatos gregos e romanos, bem como de túmulos egípcios e etruscos, incríveis sarcófagos e muitas múmias egípcias. A Pinacoteca tem obras de Michelangelo, Rafael e Leonardo da Vinci.
* Como estão divididos os Museus do Vaticano:
Os Museus do Vaticano estão divididos em Museu de Arte Egipcia e Assíria; Museu de Arte Grega, Etrusca e Romana; Museus de Arte Cristã Primitiva e Medieval; Museu de Arte do Século 15 e 19; Salas de Rafael; Saguão de Constantino; Sala de Heliodora; Sala da Segnatura; Sala do Incêndio de Borgo e Capela Sistina.
* CAPELA SISTINA
A Capela Sistina faz parte do Palácio do Vaticano. Nesta capela existem afrescos pintados por artistas dos séculos 15 e 16. As 12 pinturas das paredes laterais foram feitas por Ghirlandaio, Perugino, Botticelli e Signorelli.
As pinturas das paredes foram terminadas por Michelangelo, que acrescentou o afresco da parede do altar, O Juízo Final.
Além disso, Michelangelo pintou afrescos no teto por encomenda do papa Júlio II, entre 1508 e 1512. Os painéis principais retratam a Criação do Mundo e a Expulsão do Homem do Paraíso, com imagens do Velho e Novo Testamento.
CAPELA SISTINA

Foto: Reprodução
* COMO VISITAR OS MUSEUS DO VATICANO
A área dos museus é tão extensa, que somente para chegar a pé até a Capela Sistina, leva em média 30 minutos.
Segundo o Guia Itália da Folha de São Paulo, as visitas em cada museu podem levar de 90 minutos até quatro horas.
Acho que levei menos tempo para visitar todo o complexo de museus, mas lembro que para chegar a Capela Sistina demorei mesmo uns 30 minutos.
O incrível é que de repente dei de cara com a Capela Sistina. Olhei para o teto e vi os afrescos de Michelangelo.
Quando vi o Juizo Final, pensei: Caramba! É a Capela Sistina! Ai que emoção! KKKKKKK
MUSEU EGÍPCIO DO VATICANO

Foto: Reprodução
*AVENTINO E LATERANO
A FAMOSA PIAZZA DELLA BOCCA DELLA VERITÀ

Foto: Reprodução
A Piazza della Bocca della Verità foi o primeiro porto de Roma e sua extensão segue o rio Tigre até o sul do Monte Capitolino, onde eram executadas as penas de morte nos períodos da Antiquidade e Idade Média.
A Piazza fica localizada em Aventino e Laterano, que são áreas verdes de Roma. Estes locais abrangem os montes Celiano e o Aventino, juntamente com a região que cerca San Giovanni in Laterano.
Esta localidade possui diversas atrações como a Bocca della Verità e outras atrações turísticas muito interessantes como os templos do Fórum Boarium, construídos no período republicano de Roma.
O Celiano possui diversas igrejas e as ruínas das Termas de Caracala.
TEMPLO BOARIUM

Foto: Reprodução
A Piazza della Bocca della Verità é famosa especialmente por causa da Bocca della Verità, que é uma tampa de bueiro medieval, em exposição no pórtico da igreja Santa Maria in Cosmedin.
A fama da Bocca della Verità é devido a lenda que atribui a Bocca a capacidade de perceber aqueles que contam mentiras e engolir a mão dos mentirosos.
Este artefato ficou mundialmente famoso por causa da cena divertida do filme da década de 50, Roman Holiday, com Audrey Hepburn e Gregory Peck.

Foto: Reprodução
* AS TERMAS DE CARACALA
Endereço: Vialle delle Terme di Caracalla, 52.
Ônibus: 160, 228.
Horário de visita: Seg: 9h-14h; ter-dom: 9h-13h
As Termas de Caracala estão situadas na base do Monte Aventino. A construção das termas começou em 206 d.C. por determinação do Imperador Sétimo Severo e foi concluída por seu filho Caracalla em 217 d.C.
As termas funcionavam até o século 6, sendo desativada quando os Godos sabotaram os aquedutos da cidade.
O local tinha capacidade para receber 1.600 pessoas. Possuía uma infraestrutura surpreendente com piscinas, galerias de arte, bibliotecas, salas de conferências e lojas.

Foto: Reprodução
* AS CATACUMBAS
Endereço: Via Appia Antica, 126.
Ônibus: 118, 218, 660, San Callisto.
Horário de visita: qui-ter: 9h-12h, 14h30-17h30 (não tenho certeza se ainda funciona nestes horários).
As Catacumbas serviam para os antigos cristãos como cemitérios subterrâneos situados fora da cidade. Devido a muitos santos terem sido sepultados nas Catacumbas, estes locais se transformaram em santuários e pontos de peregrinação.
É possível fazer uma visitação com guias que falam várias línguas como inglês, espanhol, francês, português e lógico, italiano. Na época que eu visitei as Catacumbas, escolhi a guia que falava italiano. Adorei!
As Catacumbas de San Calixto, por exemplo, situadas a 10 metros abaixo do solo, possuem nas paredes inscrições cristãs de 50 d.C., nichos que guardam três corpos e locais onde foram enterrados alguns papas da antiguidade.
As muralhas das Catacumbas de San Sebastiano são cobertas por grafites que retratam os santos Pedro e Paulo.

Foto: Reprodução