
Animais e humanos em equilíbrio com Terapia Floral
Foto: Getty Images
Por Kátia Monteiro
Os 38 Florais de Bach são essências que foram desenvolvidas nos anos 20 e 30 pelo homeopata e bacteriologista inglês Edward Bach, no Bach Centre em Mount Vernon na Inglaterra.
Os florais são utilizados por profissionais de diversas áreas ligadas à saúde como medicina, psicologia e veterinária, entre outras. As essências agem sobre os estados emocionais de homens e animais e podem ser utilizadas até mesmo para estimular as atividades vitais das plantas.
Reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde, os florais de Bach atuam da superfície para a profundidade, fazendo com que a partir de estados conscientes, aflorem os sentimentos inconscientes.
A forma como os florais atuam sobre os seres vivos é por meio do estímulo de reações energéticas, físicas e psíquicas. Sua ação pode durar de horas a dias, tudo vai depender da sensibilidade do indivíduo.
Edward Bach tinha como princípio básico, que a enfermidade é o resultado de um desequilíbrio emocional, que modifica o campo energético das pessoas.
Se esse desequilíbrio não for tratado, poderá provocar alterações no corpo físico. Esse conceito faz parte das medicinas ligadas às tradições milenares como a chinesa, hindu e islâmica. É possível uma pessoa se automedicar com os florais.
Entretanto, os médicos aconselham que nos casos de desequilíbrio intenso ou doenças graves, deve-se procurar ajuda de um profissional habilitado.
A ginecologista e diretora da Clínica da Família de Salvador, Dra. Maria da Conceição Rocha, passou a utilizar em seus pacientes os Florais de Bach, depois de ter se curado de uma disfunção cardíaca grave considerada incurável, utilizando as essências de Bach. “Como sabia que a origem do meu mal era emocional, procurei um especialista em florais. Fui medicada e em uma semana estava curada”, afirma.
Para Maria da Conceição, os florais de Bach melhoram a compreensão da vida e levam o paciente a se harmonizar com o ambiente e consigo mesmo.
Conceição explica que crianças reagem melhor ao tratamento por estarem mais desbloqueadas mentalmente, e os animais e plantas também respondem positivamente a terapia. “Os florais ajudam o organismo a vibrar num outro tom com mais harmonia. Se a pessoa resiste, pode não perceber a melhora, mas sempre acontece uma mudança energética. Se está usando uma medicação, ela vai agir mais intensamente”, afirma.
Florais: gotas de energia que curam
No livro Enciclopédia Compacta da Cura pelas plantas – com Florais de Bach, do Dr. E.A. MauryChantal de Rudder, a cura dos estados emocionais em desequilíbrio ocorre, porque ao tomar uma ou mais essências florais, o paciente passa a ter maior consciência dos seus processos psíquicos.
Isto faz com que o indivíduo sofra mudanças nos sentimentos, de forma que a inveja se transforma em admiração, o medo em atenção, a insegurança em cuidado, o ódio em amor.
Segundo Talita Margonari Laruzzi, arquiteta, terapeuta floral com especialidade em antroposofia e administradora do laboratório brasileiro dos Florais de Sant Germain, as doenças – que não são de origem genética – são manifestações de experiências não superadas no campo emocional.
Estes sentimentos causam bloqueios energéticos e os florais agem desbloqueando e elevando os padrões vibratórios. “Não existe qualquer contra indicação na aplicação dos florais. O floral é literalmente uma gota de energia e luz, que atua nos pontos fragilizados de nosso campo bioenergético”, afirma Margonari.
O Brasil tem realizado pesquisas sobre florais e como resultado surgiram essências como os Florais de Minas Gerais e os Florais de Sant Germain.
O sistema de Minas Gerais com mais de setenta flores foi o primeiro desenvolvido no Brasil em 1989 por Breno Marques e Ednamara Batista, com base nas essências do Dr. Edward Bach.
Desde 1992, a arquiteta, artista plástica e terapeuta floral Neide Margonari pesquisa e produz a linha de essências Florais de Sant Germain composta por 80 flores, que atuam na transformação, limpeza e elevação dos estados mentais e emocionais negativos dos indivíduos.
Os Florais utilizados na medicina veterinária

Foto: Getty Images / Gato Shironeko