ROTEIRO TURÍSTICO PARA ASSISI
Assisi
Assis está situada entre colinas da Úmbia, sendo famosa principalmente por ser a cidade onde nasceu San Francesco (1181-1226), santo padroeiro da Itália, conhecido no Brasil como São Francisco de Assis.
Em 1997, Assisi foi atingida por dois terremotos que causaram a destruição de parte da Basílica de São Francisco. O teto desabou, destruindo um afresco de Cimabue.
O trabalho de restauração dos monumentos durou dois anos, e após este período, os pontos turísticos da cidade foram liberados para visitação.
Os locais mais interessantes de Assisi
BASÍLICA DE SAN FRANCESCO
A Basílica de San Francesco di Assisi foi construída em 1228, dois anos depois de sua morte. Declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, é o principal ponto turístico de Assis, atraindo milhões de turistas por ano.
A igreja Superior e a Inferior possui obras de Cimabue, Simone Martini, Pietro Lorenzetti e Giotto, que pintou a famosa série de afrescos, A Vida de São Francisco.
A Igreja Superior, do século 13, possui linhas góticas que influenciaram nas futuras construções de igrejas franciscanas. A fachada é um exemplo de estilo gótico italiano.
O coro da basílica possui um trono papal de pedra, também do século 13. O interior da basílica abriga obras de renomados artistas, que retratam o estilo de vida de Francesco, como as pinturas (c.1280), de Cimabue, e O Extase de São Francisco, que integra o conjunto de 28 painéis de Giotto.
Na Igreja inferior, onde estão os restos mortais de São Francisco, foram construídas capelas para receber o grande número de peregrinos, pois a basílica está entre os mais importantes santuários cristãos do mundo.
BASÍLICA DE SANTA CHIARA
A Basílica de Santa Chiara, situada no Centro Histórico de Assisi, foi construída após a morte de Santa Clara, entre 1257 e 1265, em torno da antiga igreja de San Giorgio.
Até 1230 guardou o corpo de São Francisco. Posteriormente, os restos mortais do santo foram transferidos para a Basílica de San Francesco. A cripta que agora abriga o túmulo do santo foi construída em 1850.
Construída a partir do projeto de Filippo Campello, o estilo arquiitetônico da Basílica de Santa Chiara é gótico, com características estruturais muito semelhantes a basílica superior de San Francesco d’Assisi.
Desde 1260, o local guarda as relíquias de Santa Clara. A basílica abriga também o seu corpo “incorrupto”, ou seja, que não se deteriorou após a morte.
A ENCANTADORA ASSISI
Assisi é uma cidade medieval incrível! Parece que você deu um mergulho no passado. Tem a casa dos pais de San Francesco e uma Basílica chamada Santa Maria degli Angeli que você tem que visitar, pois é maravilhosa.
O mais incrível nesta basílica é que ela guarda no seu interior um dos maiores tesouros de Assisi e da Itália, a Porziuncola.
A Porziuncola foi a primeira capela onde Francesco pregava e reunia os seus seguidores. É espantoso, porque os italianos construíram uma basílica imensa, e “guarda” a Porziuncola pequenina, protegida dentro daquela imensidão. Ela é tão minúscula, que entrei na basílica e só depois caiu a ficha que aquela construção era a Porziuncola. Impressionante!
BASÍLICA SANTA MARIA DEGLI ANGELI
A Porziuncola dentro da Basílica Santa Maria degli Angeli
A PORZIUNCOLA
OS PONTOS TURÍSTICOS PARA VISITAR EM ASSISI
Na Piazza del Comune, principal praça de Assisi, encontra-se o Templo de Minerva que é originário da época de Augusto, com a fachada em excelente estado de conservação.
Templo de Minerva
O Palazzo Comunale que fica localizado em frente ao Templo de Minerva, possui obras de artistas medievais da cidade. No Corso Mazzini está a Basílica di Santa Chiara.
O Duomo San Rufino foi construído entre os séculos 12 e 13 e possui a fachada estilo românico. O interior do templo abriga um museu que tem um acervo composto por pinturas e objetos arqueológicos na cripta.
O Duomo San Rufino
Seguindo a Via Maria delle Rose chega-se a Rocca Maggiore, reconstruída em 1367. A igreja românica San Pietro do século 13 está localizada na Piazza San Pietro, sendo interessante visitá-la especialmente porque ela passou por um processo de restauração.
Próximo a esta igreja está o Oratório dei Pellegrini que é uma hospedaria de peregrinos do século 15, onde é possível ver afrescos pintados por Matteo da Gualdo.
ROCCA MAGGIORE
Em Assisi você vai encontrar uma série de Pasticerie, ou seja, docerias maravilhosas com tortas deliciosas, sendo algumas feitas com sorvete dentro.
Comi a melhor torta da minha vida em uma destas pasticerias. A torta tinha 4 camadas, cada uma com um recheio delicioso de chocolate, nozes, avelã. Será que tem a versão vegana desta delícia? rsrsrsr
Obs: Embora eu tenha visitado todos estes pontos turísticos, para acrescentar mais informações sobre cada local visitado, pesquisei e obtive os dados sobre a história de Assisi através do Guia Visual Itália da Folha de São Paulo. PubliFolha, 1997.
Obs: Quando fiz as duas viagens para Itália, infelizmente eu ainda tinha câmeras analógicas e perdi a maior parte das fotos referentes aos pontos turísticos que visitei.
Estou vendo se consigo recuperar algumas para colocar aqui. A maioria das fotos que estão nesta postagem foram obtidas da internet. Espero futuramente voltar a itália e fazer novas fotos lindas para postar aqui.
ASSISI PARA OS VEGANOS
Coloquei no final deste post algumas opções de restaurantes e outros locais para comer e comprar alimentos veganos
Como não disponho de tempo para fazer uma grande pesquisa, resolvi fazer um post apresentando um site italiano sensacional, o PAGINE VEGAN, onde você pode fazer uma busca de lugares vegans da Itália e de outros países da Europa.
Sugiro que antes de viajar para a Itália ou outros países, visite o Pagine Vegan e anote os endereços dos points veganos de cada cidade que você for visitar.
VALE A PENA VISITAR O PAGINE VEGAN!CLIQUE AQUI!