
ROTEIRO TURÍSTICO PARA ASSISI

Foto: Reprodução
Assisi
Assis está situada entre colinas da Úmbia, sendo famosa principalmente por ser a cidade onde nasceu San Francesco (1181-1226), santo padroeiro da Itália, conhecido no Brasil como São Francisco de Assis.
Em 1997, Assisi foi atingida por dois terremotos que causaram a destruição de parte da Basílica de São Francisco. O teto desabou, destruindo um afresco de Cimabue.
O trabalho de restauração dos monumentos durou dois anos, e após este período, os pontos turísticos da cidade foram liberados para visitação.
Os locais mais interessantes de Assisi
BASÍLICA DE SAN FRANCESCO
A Basílica de San Francesco di Assisi foi construída em 1228, dois anos depois de sua morte. Declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, é o principal ponto turístico de Assis, atraindo milhões de turistas por ano.
A igreja Superior e a Inferior possui obras de Cimabue, Simone Martini, Pietro Lorenzetti e Giotto, que pintou a famosa série de afrescos, A Vida de São Francisco.
A Igreja Superior, do século 13, possui linhas góticas que influenciaram nas futuras construções de igrejas franciscanas. A fachada é um exemplo de estilo gótico italiano.
O coro da basílica possui um trono papal de pedra, também do século 13. O interior da basílica abriga obras de renomados artistas, que retratam o estilo de vida de Francesco, como as pinturas (c.1280), de Cimabue, e O Extase de São Francisco, que integra o conjunto de 28 painéis de Giotto.
Na Igreja inferior, onde estão os restos mortais de São Francisco, foram construídas capelas para receber o grande número de peregrinos, pois a basílica está entre os mais importantes santuários cristãos do mundo.
BASÍLICA DE SANTA CHIARA

Foto: Reprodução
A Basílica de Santa Chiara, situada no Centro Histórico de Assisi, foi construída após a morte de Santa Clara, entre 1257 e 1265, em torno da antiga igreja de San Giorgio.
Até 1230 guardou o corpo de São Francisco. Posteriormente, os restos mortais do santo foram transferidos para a Basílica de San Francesco. A cripta que agora abriga o túmulo do santo foi construída em 1850.
Construída a partir do projeto de Filippo Campello, o estilo arquiitetônico da Basílica de Santa Chiara é gótico, com características estruturais muito semelhantes a basílica superior de San Francesco d’Assisi.
Desde 1260, o local guarda as relíquias de Santa Clara. A basílica abriga também o seu corpo “incorrupto”, ou seja, que não se deteriorou após a morte.
A ENCANTADORA ASSISI

Foto: Reprodução
Assisi é uma cidade medieval incrível! Parece que você deu um mergulho no passado. Tem a casa dos pais de San Francesco e uma Basílica chamada Santa Maria degli Angeli que você tem que visitar, pois é maravilhosa.
O mais incrível nesta basílica é que ela guarda no seu interior um dos maiores tesouros de Assisi e da Itália, a Porziuncola.
A Porziuncola foi a primeira capela onde Francesco pregava e reunia os seus seguidores. É espantoso, porque os italianos construíram uma basílica imensa, e “guarda” a Porziuncola pequenina, protegida dentro daquela imensidão. Ela é tão minúscula, que entrei na basílica e só depois caiu a ficha que aquela construção era a Porziuncola. Impressionante!
BASÍLICA SANTA MARIA DEGLI ANGELI

Foto: Reprodução
A Porziuncola dentro da Basílica Santa Maria degli Angeli

Foto: Reprodução
A PORZIUNCOLA

Foto: Reprodução
OS PONTOS TURÍSTICOS PARA VISITAR EM ASSISI
Na Piazza del Comune, principal praça de Assisi, encontra-se o Templo de Minerva que é originário da época de Augusto, com a fachada em excelente estado de conservação.
Templo de Minerva

Foto: Reprodução
O Palazzo Comunale que fica localizado em frente ao Templo de Minerva, possui obras de artistas medievais da cidade. No Corso Mazzini está a Basílica di Santa Chiara.
O Duomo San Rufino foi construído entre os séculos 12 e 13 e possui a fachada estilo românico. O interior do templo abriga um museu que tem um acervo composto por pinturas e objetos arqueológicos na cripta.
O Duomo San Rufino

Foto: Reprodução
Seguindo a Via Maria delle Rose chega-se a Rocca Maggiore, reconstruída em 1367. A igreja românica San Pietro do século 13 está localizada na Piazza San Pietro, sendo interessante visitá-la especialmente porque ela passou por um processo de restauração.
Próximo a esta igreja está o Oratório dei Pellegrini que é uma hospedaria de peregrinos do século 15, onde é possível ver afrescos pintados por Matteo da Gualdo.
ROCCA MAGGIORE

Museo della Rocca Maggiore Assisi Foto: Reprodução
Em Assisi você vai encontrar uma série de Pasticerie, ou seja, docerias maravilhosas com tortas deliciosas, sendo algumas feitas com sorvete dentro.
Comi a melhor torta da minha vida em uma destas pasticerias. A torta tinha 4 camadas, cada uma com um recheio delicioso de chocolate, nozes, avelã. Será que tem a versão vegana desta delícia? rsrsrsr
Obs: Embora eu tenha visitado todos estes pontos turísticos, para acrescentar mais informações sobre cada local visitado, pesquisei e obtive os dados sobre a história de Assisi através do Guia Visual Itália da Folha de São Paulo. PubliFolha, 1997.
Obs: Quando fiz as duas viagens para Itália, infelizmente eu ainda tinha câmeras analógicas e perdi a maior parte das fotos referentes aos pontos turísticos que visitei.
Estou vendo se consigo recuperar algumas para colocar aqui. A maioria das fotos que estão nesta postagem foram obtidas da internet. Espero futuramente voltar a itália e fazer novas fotos lindas para postar aqui.
ASSISI PARA OS VEGANOS
Coloquei no final deste post algumas opções de restaurantes e outros locais para comer e comprar alimentos veganos
Como não disponho de tempo para fazer uma grande pesquisa, resolvi fazer um post apresentando um site italiano sensacional, o PAGINE VEGAN, onde você pode fazer uma busca de lugares vegans da Itália e de outros países da Europa.
Sugiro que antes de viajar para a Itália ou outros países, visite o Pagine Vegan e anote os endereços dos points veganos de cada cidade que você for visitar.
VALE A PENA VISITAR O PAGINE VEGAN!CLIQUE AQUI!