Como cuidar de um gato
Foto: Getty Images
-
Alimentação
Alimente seu bichano duas vezes ao dia, num lugar calmo e isolado. Ele precisa de sossego para comer direito. Não se esqueça de lhe deixar água fresca sempre à disposição. Quando filhote, o gatinho deve ser alimentado no mínimo três vezes ao dia.
-
Cama/brinquedos
Não se esqueça de que seu gato deve ser tratado com carinho e amor. É bom que tenha sua própria caminha, mesmo que também goste de dormir em outros cantos da casa.
Pequenos brinquedos de borracha, principalmente bolinhas macias, costumam divertir bastante esses bichinhos brincalhões.
-
Higiene
Se sua casa não tiver um jardim, acostume seu gato desde cedo, a usar a caixa de areia sanitária( existem produtos específicos no mercado ) para fazer xixi e cocô. Mostre a caixa e coloque-o dentro, insista que ele acaba se habituando.
Mantenha a caixa sempre limpa caso contrário ele usará outros locais.
Nossos amigos felinos são animais muito limpos e não precisam tomar banho frequentemente como os cães. Só se deve dar banho em gatos no caso de infestação de pulgas ou carrapatos, com produtos específicos para eles.
O gatos gostam de ser delicadamente escovados. Acostume o seu gato, dede pequeno, a esse ritual, usando sempre uma escovinha de cerdas muito macias. Aliás, é importante tocá-lo, afagá-lo desde cedo, para que cresça sem medo das pessoas.
-
Unhas
Gatos, por instinto, adoram arranhar e podem estragar móveis e cortinas. Você pode acostumar seu bichano a usar um arranhador, construindo especialmente para ele, ou usar até um tronco de madeira ou tapete de piaçava.
Há gatos que têm o hábito de morder ou arranhar quando estão brincando. Não bata ou use de violência, pois o efeito pode ser contrário. Apenas encerre a brincadeira.
-
Saúde