Circo legal não tem animal
Fantástica Campanha publicitária: “Os animais não são palhaços” feita pela Liga Portuguesa dos Direitos do Animal – LPDA, em parceria com a Acçao Animal, entidade internacional de defesa dos animais, contra a utilização de animais em circos.
Muitas pessoas ainda acreditam que o circo é um bom divertimento para todos. Crianças e adultos têm sido enganados ao pensar que os animais de circo são felizes.
A maioria das pessoas só os vê soltos e fora das jaulas sob luzes fortes, cercados por músicas e brilho. Poucos sabem que esses animais são mantidos acorrentados e enjaulados na escuridão, treinados sob tortura, negados ao sol e ao ar fresco a maior parte de suas vidas.
Pode parecer divertido assistir a um macaco fazendo piruetas ou a um elefante dançando num circo. Mas saiba que, para que eles se apresentem dessa forma, são submetidos a todo tipo de violência e sofrimento:
-
Vivem permanentemente presos a correntes ou em pequenas jaulas;
-
São mal alimentados, podendo ficar até vários dias sem receber comida;
-
A higiene e assistência veterinária que recebem costumam ser precárias;
-
São continuamente transportados de um lugar para o outro, com pouco descanso e intenso estresse;
-
Passam a vida toda em isolamento, longe de seus bandos e de seus ambientes naturais;
-
Para realizarem os números de dança, saltos e piruetas, são submetidos a um treinamento cruel: apanham, são chicoteados, levam choques, são postos a pisar sobre chapas quentes.