AROMATERAPIA E RECICLAGEM DE EMBALAGENS
Além de defender e proteger os animais, sempre me preocupei em adotar determinados hábitos, como uma forma de contribuir com a preservação do nosso Planeta.
Um dia, percebi que era um desperdício jogar no lixo as lindas embalagens dos meus cosméticos e alimentos.
Pensei que eu poderia aproveitá-las e dar-lhes novas finalidades, invés de descartá-las e aumentar a poluição e degradação dos nossos ecossistemas.
Minha preocupação com a degradação do nosso Planeta tem aumentado a cada dia, principalmente depois que li um livro sensacional chamado, Mundo Sustentável, do jornalista André Trigueiro.
O livro tem uma série de textos tanto de autoria de André, quanto de outros jornalistas e profissionais de diversas áreas relacionadas a sustentabilidade.
Fiquei chocada quando li o texto: Raspas e restos me interessam, onde o autor conta que no Brasil, “63% das cidades ainda despejam o lixo e o entulho a céu aberto em vazadouros, popularmente conhecidos como lixões”.
Fiquei pensando, horrorizada, na quantidade de embalagens de cosméticos que eu jogo no lixo e que devo estar contribuindo para poluir rios, mares e solos.
Então, resolvi reutilizar potes de cremes, bisnagas, as minhas lindíssimas latas de biscoito e chás de frutas, sendo que a maioria delas, são presentes que ganho da minha amiga Rita, quando ela retorna das suas maravilhosas viagens para a Alemanha e Itália.
Levo este meu projeto de preservação do meio ambiente tão a sério, que agora reutilizo também os meus lindos frascos de perfumes da Giovanna Baby, como recipiente para os meus óleos essenciais que uso na pele e também na minha casa.
Os potes de cremes e bisnagas, uso para guardar meus cremes naturais feitos a base de frutas, cereais e leites vegetais.
As lindas latas de biscoito e chá de frutas, que tem belíssimos desenhos de flores, frutos e até paisagens de alguns países da Europa, agora servem para guardar meus produtos de beleza e algumas “bugigangas”.
As latas decoradas, ficam todas nas prateleiras da estante do meu quarto, dando um charme especial ao ambiente.
Entretanto, o que mais me diverte e acho muito legal fazer, é reutilizar os frascos, transformando-os em aromatizadores de ambiente, a base de óleos essenciais, fazendo uma espécie de aromaterapia.
Para quem não sabe, a aromaterapia é uma terapia alternativa que utiliza óleos essenciais para reequilibrar disfunções físicas, emocionais e energéticas.
A Aromaterapia é empregada há mais de 6.000 anos, inicialmente utilizada por egípcios e mesopotâmicos.
Pesquisas científicas comprovam a eficiência dos óleos essenciais nos processos de cura e reequilíbrio energético, especialmente devido as suas propriedades energizantes, calmantes, cicatrizantes, antissépticas, anti-infecciosas e anti-inflamatórias.
Como acho lindos alguns frascos de perfumes e cosméticos, sempre tive pena de jogá-los fora. Então, resolvi pegar os frascos vazios e injetar dentro deles, com o auxílio de uma seringa, misturas de óleos essenciais para usar na minha casa como sprays odorizadores e deixar o ambiente bem cheiroso.
Ao mesmo tempo que perfumo minha casa, faço a minha “aromaterapia”. Uso um determinado óleo essencial para cada tipo de finalidade.
Por exemplo, uso o óleo de cravo para estimular minha mente e aumentar meu “astral”, o óleo de laranja serve para insônia e calmante, o óleo de jasmim para me alegrar e energizar, o óleo de limão é antidepressivo e tem propriedades refrescantes e o óleo de tangerina organiza a mente, serve como estimulante mental.
Nestas fotos tem alguns tipos de frascos que reutilizo
Enfim, você pode usar o óleo que achar melhor e ainda deixar na estante do seu quarto ou banheiro, fica tudo bonitinho, com os frascos lindinhos da Giovanna Baby ou você pode, lógico, usar as embalagens de outros produtos, como lindos frascos de perfumes de outras marcas de sua preferência.
Outro dia, visitando o excelente blog Makeoverday.com da blogueira Nicole, vi um post que ela mostrava um rímel de uma empresa Cruelty Free, chamada Physicians Formula que tinha uma embalagem tão linda.
Fiquei pensando que se eu comprasse aquele rimel, jamais jogaria aquela “fofura” no lixo. Reutilizaria a embalagem, talvez para injetar com uma seringa o óleo de rícino que uso nas minha sobrancelhas para deixá-las fortes e bonitas. Veja a foto do frasquinho lindo do rímel.
Bem… chega de conversa “furada”, porque agora é hora de aprender a fazer o aromatizador. OK? Vamos nessa!
* MODO DE PREPARO DO AROMATIZADOR
* Materiais:
* 1 frasco de perfume ou outro produto de 150 ml
* 1 seringa de injeção de 3, 5, 10 ou 20 ml (quanto maior melhor)
* 50ml de água
* 100ml de álcool de cereais
* Óleo essencial de sua preferência
* Modo de preparo:
1 – Misture em um recipiente a água e o álcool de cereais. Em seguida, adicione 50 gotas do óleo essencial. Pronto! Está feita a sua solução aromatizadora.
2 – Use uma seringa para puxar a solução aromatizadora. Em seguida, retire a tampa com a “válvula’ do frasco e vá injetando a solução através da abertura.
Quando colocar toda a solução, basta recolocar a tampa que contém a válvula e está pronto o seu aromatizador em apray. Agora é só usar para deixar sua casa deliciosamente cheirosa e ainda fazer uma bela sessão de aromaterapia.
LISTA DE ÓLEOS ESSENCIAIS
Coloquei aqui uma lista de alguns óleos essenciais e quais os seus benefícios. A informação sobre estes óleos obtive do antigo catálogo de óleos essenciais de uma empresa chamada SOLUA AROMATERAPIA.
Acho que a SOLUA mudou de nome e agora se chama Phytoterapica, pois tentei visitar o site usando o endereço www.solua.com.br e fui direcionada para http://www.phytoterapica.com.br/. Bem, mas vamos ao que interessa.
Veja como utilizar os óleos essenciais no corpo.
*No catálogo da Solua tem instruções para fazer aromaterapia, aplicando os óleos na pele, bem como de outras formas.
Explicam que se for na pele tem que misturar os óleos essenciais com óleo vegetal, que pode ser de abacate, amêndoas doce, cenoura, girasssol, jojoba, semente de uva, calêncula, entre outros.
MODO DE UTILIZAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS
* Aromatizador: + ou – 9 gotas.
* Banhos: pingar 6 a 15 gotas em colher de chá com óleo vegetal. Adicionar esta mistura na água da banheira preparada para o banho.
* Compressas: 5 a 10 gotas em ½ litro de água.
* Inalação: 5 gotas.
* Massagem: 50 gotas em 100ml de óleo vegetal.
* Óleo para rosto/cabelos/corpo: 20 gotas em 50ml de óleo vegetal.
* Uso tópico: em partes iguais com óleo de calẽndula em pequenas regiões.
* Banho de assento: 10 gotas.
OS ÓLEOS VEGETAIS (BASE), BENEFÍCIOS E COMO USAR
OBS: Estes óleos podem servir como “base” para os óleos essenciais, ou seja, você escolhe um óleo vegetal e acrescenta nele as gotas do óleo essencial.
Exemplo: Para massagem corporal: 50 gotas de óleo de laranja em 100ml de óleo amêndoas doce.
ÓLEOS VEGETAIS PARA MISTURAR COM ÓLEOS ESSENCIAIS