TEPACHE – BEBIDA FERMENTADA DE ABACAXI

TEPACHE – BEBIDA FERMENTADA DE ABACAXI

Esta semana, aprendi a fazer uma bebida mexicana fermentada de abacaxi, chamada Tepache, que é consumida desde o período do México Pré-Colombiano. Achei tão saborosa e saudável que não resisti a tentação de compartilhar esta receita, que fiz usando como base o Tepache de Daniel Rocha do canal no Youtube Alkaline Man. Como resultado, criei uma bebida com gostinho de abacaxi e um leve toque de canela.
Esta bebida não é apenas deliciosa, mas por ser fermentada possui probióticos que são micro-organismos capazes de recompor a flora intestinal. Os probióticos são provenientes de alguns alimentos fermentados, como kefir ou  a partir de algumas bebidas fermentadas. incluindo as feitas com abacaxi e outros vegetais.
O abacaxi é rico em fibras, vitaminas A, C, do complexo B, magnésio, cobre, cálcio, manganês e ferro. Melhora a digestão, é desintoxicante, anti-inflamatório, cicatrizante, anti-oxidante, diurético, ajuda a eliminar o excesso de líquidos no organismo e auxilia na “queima” de gorduras localizadas. Além de todos estes benefícios para o organismo, o abacaxi faz também uma verdadeira limpeza dos rins.
Caso você queira restaurar sua flora intestinal, prefira tomar um copo em jejum meia hora antes das refeições.
Vejam a receita e espero que gostem.

*Ingredientes:

  • 1 abacaxi grande
  • 1/2 xíc. de açúcar mascavo
  • 1 L de água
  • 1 pau de canela
  • 1 frasco de vidro ( com tamanho suficiente para comportar o abacaxi e pelo menos 1 litro de água. )

*Modo de preparo:

  • Corte os abacaxis em pedaços pequenos e coloque-os dentro do frasco com a canela, o açúcar mascavo e a água. É importante manter o frasco fechado com uma tampa para proteger a bebida, evitando que entre impurezas.

  • Guarde o frasco dentro de um armário, durante 4 dias para fermentar ( primeira fermentação ).
  • Após os 4 dias, coe a mistura, despeje  a bebida em uma garrafa e mantenha bem tampada com uma tampa que tenha uma boa vedação.

  • Depois de colocar a bebida coada na garrafa será feita a segunda fermentação. Para fazer a segunda fermentação mantenha a bebida durante mais dois dias dentro do armário.
  • Após os dois dias, retire o frasco do armário e a bebida está pronta para ser consumida. Está pronto o nosso delicioso Tepache. Conserve o Tepache na geladeira.

*PARA VER O VÍDEO NO YOUTUBE COM A RECEITA DO TEPACHE, CLIQUE AQUI!

*Informações importantes: 

OBS: Se desejar, pode fazer esta bebida apenas com as cascas do abacaxi. 
OBS: Invés de usar água pode adicionar água de coco. Caso use água de coco no lugar da água, não precisa esperar 4 dias para a primeira fermentação. Basta esperar 2 dias para primeira fermentação e mais 2 dias para a segunda. 
OBS: Não jogue fora o abacaxi ou as cascas da fruta que foi utilizada para fazer a bebida, pois podem ser usados várias vezes para fazer novas bebidas. Basta fazer o mesmo processo adicionando água ou água de coco, mas não precisa esperar 4 dias para a primeira fermentação. Pode esperar 2 dias para a primeira fermentação e mais 2 dias para a segunda. 
OBS: É importante guardar a bebida na geladeira para interromper o processo de fermentação, pois se isto não for feito, será transformada em bebida alcoólica e depois vinagre.
OBS: Somente é necessário esperar 4 dias para a primeira fermentação da bebida, quando é usada água e açúcar mascavo, pois é importante para “neutralizar” o açúcar. Quando é usada apenas a água de coco, basta esperar  2 dias para a primeira fermentação e mais 2 para a segunda. 
OBS: Se possível, faça esta bebida com abacaxi orgânico, pois não terá agrotóxicos.
Anúncios